Uma iniciativa pioneira na UFPR, o projeto de extensão, também conhecido por “#seasparedesdaUFPRfalassem”, surgiu com o intuito realizar campanhas para a prevenção e redução dos casos de violência de gênero mapeados na universidade por meio de um formulário online.
Projeto “Se as paredes da UFPR falassem” (2017 a 2022)
Uma iniciativa pioneira na UFPR, o projeto de extensão, também conhecido por “#seasparedesdaUFPRfalassem”, surgiu em 2017 com o intuito realizar campanhas para a prevenção e redução dos casos de violência de gênero mapeados na universidade por meio de um formulário online.
Diante do crescente número de denúncias e relatos de casos de violência de gênero nas universidades, a atividade visava à conscientização da comunidade acadêmica por meio da divulgação de um questionário simples, totalmente anônimo, com o objetivo de identificar os números e as formas de violência a que estariam submetidas as mulheres no âmbito institucional, social e pessoal da Universidade Federal do Paraná, englobando também os círculos sociais, eventos e relações exteriores, originados na convivência universitária.
A popularidade e o alcance da iniciativa estendeu-se não apenas aos outros cursos da Universidade, mas também à comunidade exterior, o que impulsionou a sua formalização da campanha como projeto de extensão e pesquisa desenvolvido pela CDH | UFPR.
Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSef-JGq4c8OMUXoBWolGK5qHZh2BxMxh2iVvHZpC9dn-xhhaQ/viewform
Página do Facebook do projeto, que no período de sua execução atingiu o número de 934 seguidores: < https://www.facebook.com/seasparedesdaufprfalassem/ >