Hub de Comunicação & Advocacy

O Hub de Comunicação & Advocacy da CDH foi organizado para consolidar e coordenar as estratégias adotadas para a promoção do conhecimento e a sensibilização sobre direitos humanos, sexuais e reprodutivos. 

O termo “hub” é frequentemente utilizado para descrever um ponto central que atua como um concentrador ou ponto de conexão para diferentes elementos. Essa ideia foi trazida do ambiente da tecnologia e da inovação no mundo do trabalho para o contexto da realização de práticas extensionistas porque consiste em uma poderosa metáfora para descrever plataformas ou organizações que unificam esforços e recursos em torno de causas importantes. No contexto tecnológico, um “hub” de rede é um dispositivo central que conecta várias outras redes e dispositivos, permitindo a transferência de dados entre eles. Essa mesma lógica é aplicada às estratégias de comunicação e advocacy. Nesse cenário, pretende-se que as plataformas desenvolvidas no âmbito do Projeto funcionem como um ponto de encontro onde diversas vozes se conectam e se coordenam, facilitando a troca de informações e mensagens-chave sobre a causa em questão. Portanto, a expressão “hub de comunicação e advocacy” abrange um significado abrangente: é um ponto central de conexão, coordenação e disseminação de informações relevantes sobre direitos humanos. 

Em 2023, o Hub de Comunicação & Advocacy da CDH/UFPR foi organizado para consolidar e coordenar as estratégias adotadas pelo Grupo de Pesquisa para a promoção do conhecimento e a sensibilização sobre direitos humanos, sexuais e reprodutivos; incluindo a disseminação, translação e o intercâmbio de conhecimento científico, com o engajamento de comunidades e da sociedade civil; e, completando o ciclo da aplicação dos benefícios da ciência ao desenvolvimento social.

  Com isso, as produções e atividades desta linha de trabalho passam a ser projetadas, monitoradas e avaliadas por indicadores de impacto social, tais como: i) Promoção e uso de comunicação leiga e acessível em materiais de divulgação; ii) Número de parcerias e cooperações com a comunidade; iii) Desenvolvimento de materiais educativos com sínteses de evidências científicas em mídias diversas; iv) Organização de eventos públicos para disseminação e intercâmbio de conhecimento; v) Campanhas de comunicação pública sobre direitos em redes sociais; vi) Veiculação de informes internos para atualização das equipes; v) Influência em tomadas de decisão e opinião relacionadas à leis, regulamentos, políticas e comportamentos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Categoria

Cocriando iniciativas que fazem a diferença.

Contato

© 2023 Created by Bluee-x